LCK Series rescheduled due to network issues

Problemas de rede estendem a série LCK para um calvário de seis horas

O Campeonato Coreano de League of Legends, muitas vezes referido como LCK, é a principal liga profissional de esports de League of Legends da Coreia do Sul. Faz parte do cenário competitivo global de League of Legends, um jogo de arena de batalha multijogador online desenvolvido pela Riot Games. A LCK apresenta as melhores equipas sul-coreanas que competem em duas épocas anuais, primavera e verão, culminando em playoffs que determinam os campeões de cada época. As melhores equipas da LCK qualificam-se para o Campeonato Mundial de League of Legends com base no seu desempenho ao longo do ano, mostrando a força da região na arena internacional. A Coreia do Sul é conhecida por ter produzido algumas das equipas e jogadores mais bem-sucedidos e influentes da história do League of Legends, incluindo a T1 e o famoso jogador Faker, que conquistaram vários títulos do Campeonato Mundial.

Em uma reviravolta sem precedentes, a série League of Legends Champions Korea (LCK) entre DRX e Dplus KIA se estendeu por seis horas, deixando fãs e jogadores frustrados e exaustos. A partida, que se esperava que mostrasse o auge do jogo profissional de League of Legends na Coreia, foi prejudicada por problemas técnicos persistentes que levaram a várias pausas prolongadas, incluindo uma que durou incríveis 40 minutos.

A LCK, conhecida por seu ambiente altamente competitivo e por produzir jogadores lendários como Faker, enfrentou um adversário inesperado na forma de dificuldades técnicas. Estes problemas acrescentaram uma camada significativa de desafio ao torneio, que já tinha começado com dez equipas a disputar a supremacia num formato de round-robin duplo, com as seis primeiras a avançarem para os playoffs.

A série de interrupções técnicas começou no Jogo 1, por volta dos nove minutos, quando Choi “Lucid” Yong-hook, da Dplus KIA, relatou problemas de ping. Apesar de uma pausa inicial de oito minutos e de uma breve retomada do jogo, a partida foi interrompida novamente porque a DRX teve problemas semelhantes. A situação agravou-se quando a causa da pausa passou a ser uma complicação na rede, resultando numa pausa de 30 minutos.

A Dplus KIA acabou por vencer o Jogo 1, mas a vitória foi ofuscada pela série de pausas que assolaram a partida. O segundo jogo não foi diferente, com problemas de Internet que causaram mais uma hora de atraso antes do início da partida. O jogo mal progrediu durante dois minutos antes de ser feita outra pausa.

Reconhecendo a gravidade da situação, o LCK anunciou o reembolso aos portadores de bilhetes e declarou que o jogo seria remarcado se os problemas técnicos persistissem para além das 19h30. Com o aproximar do fim do prazo, o jogo foi retomado e a DRX conseguiu garantir a vitória sem mais interrupções.

No entanto, o terceiro jogo não foi poupado a problemas técnicos, com outra pausa a ocorrer aos 17 minutos devido a problemas de rede. As frequentes pausas provocaram uma exaustão visível entre os jogadores, alguns dos quais foram apanhados a dormir a sesta diante das câmaras. Apesar das pausas adicionais aos 27 e 36 minutos, o Dplus KIA saiu vitorioso, concluindo a partida quase sete horas depois de seu início.

A série prolongada provocou grande frustração entre os fãs de League of Legends, que recorreram a plataformas on-line para expressar sua insatisfação. Em um tópico do Reddit que discutia a partida, os fãs compararam os atrasos repetidos a um “jogo de terror”, devido à tensão e à incerteza em torno da próxima parada técnica. Alguns especularam que ataques DDOS poderiam estar por trás das interrupções, embora a Riot Games e a organização da LCK ainda não tenham confirmado ou negado essas teorias.

Este incidente não é isolado, já que os torneios profissionais organizados pela Riot Games na Coreia do Sul têm enfrentado problemas técnicos constantes. O VCT Pacific Kickoff em Seul, por exemplo, teve um atraso de cinco horas devido a várias falhas técnicas.

Devido a esses problemas, a partida entre OK BRION e Kwangdong Freecs, marcada para depois da série DRX vs. Dplus KIA, foi adiada. A Riot Games declarou que as condições actuais eram demasiado instáveis para que o jogo se realizasse e que seria reagendado de acordo com as regras da LCK. O calendário atualizado será anunciado nas plataformas oficiais da LCK nas redes sociais.

Esta série de acontecimentos sublinha os desafios enfrentados pelas organizações de desportos electrónicos para garantir uma experiência de jogo sem problemas e sem interrupções, tanto para os jogadores como para os fãs. Enquanto a LCK e a Riot Games trabalham para resolver esses problemas técnicos, a comunidade aguarda ansiosamente uma resolução que permita que o torneio continue sem mais interrupções.

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